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Na Cozinha Com As Estações

Edição de Natal

Na Cozinha Com As Estações

Edição de Natal

Legumes da Época

Durante o inverno os legumes presentes na natureza são os seguintes,

 

 

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E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                  Ana

Frutos da Época

Durante o inverno os frutos presentes na natureza são os seguintes,

 

 

 

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E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                 Ana

Estufado de Feijão e Legumes

Uma receita simples mas saborosa e reconfortante.

 

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Para 4 pessoas

Feijão (vermelho, manteiga ou catarino) - 300gr

Alga Kombu - um pedaço com cerca de 3 cm

Cebola - 2 médias

Alho - 2 dentes

Batatas-doces - 2 grandes

Cenouras - 2 grandes

Folhas de Couve Coração - 4

Folha de louro - 1

Cominhos - a gosto

Coentros - a gosto

Hortelã - a gosto

Sumo de Gengibre - a gosto

Sal - a gosto

 

Cozer o feijão com o pedaço da alga kombu e reservar a água.

Num tacho refogar a cebola picada com o alho também picado, juntar a batata-doce partida aos cubos, a cenoura em rodelas e mexer. Juntar a água de cozer o feijão, temperar com os cominhos, juntar a folha de louro e deixar cozinhar por 15 minutos.

Juntar o feijão, as folhas de couve partidas em pedaços e temperar com o sal. Cozinhar por mais uns minutos até a couve ficar cozida mas ainda crocante.

Antes de servir juntar coentros e hortelã picados grosseiramente. Raspar um pouco de gengibre e espremer as raspas para obter "sumo" com que se tempera o prato.

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                      Ana

 

 

Alguns Conselhos Para Um Inverno Mais Saudável

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Nós e a Natureza: O Inverno, é a época em que a natureza está recolhida, aparentemente adormecida, em hibernação mas em preparação para a Primavera.

 

Assim deverá ser o nosso estado de espírito nesta estação, tentar encontrar a calma, descansar mais e começar a delinear o que queremos desenvolver na próxima estação.

 

O Inverno e a Saúde: Para a medicina oriental é a estação relacionada com o elemento água e com os órgãos rins e bexiga.

 

Devemos dormir mais, tentar ir para a cama mais cedo. Diminuir o exercício físico e sobretudo evitar exercício excessivo que promova a transpiração. É importante protegermo-nos do frio com roupa quente mas evitar ambientes demasiado aquecidos. 

 

É também importante manter a zona lombar aquecida, poderá enrolar um cachecol à volta da cintura.

Um escalda-pés à noite antes de ir para a cama vai ajudar a relaxar, a dormir melhor e a fortalecer a energia dos órgãos mencionados. Encher o bidé ou uma bacia com água quente (a temperatura que conseguir suportar), adicionar um pouco de sal (facultativo), e sentar-se num banco com os pés dentro de água por dez minutos. Aproveitar para relaxar o corpo e a mente. No final secar bem os pés e calçar umas meias de algodão.

 

O Inverno Na Cozinha: É a época em que deve haver um maior consumo de proteína, leguminosas e peixe (caso não seja vegetariano) e gordura saudável, azeite, outros óleos de primeira pressão a frio, frutos secos.

 

Evitar o consumo de frutos tropicais nesta estação (abacate, abacaxi, ananás, banana, mamão, manga, papaia, etc.), alimentos e bebidas frias e geladas. Diminuir o consumo de alimentos crus.

 

Começar as refeições com uma sopa.

 

O sabor associado ao inverno é o salgado. Caso ainda não o tenha feito, é uma boa altura para deixar o sal refinado (e branqueado) e começar a utilizar o sal marinho integral. Temos excelentes salinas no nosso país, pode comprar por exemplo o Marnoto ou da Nature Foods, ambos provenientes da Ria Formosa, no Algarve. E começar a juntar um pouco de algas às suas refeições.

 

Um creme feito com aveia, em flocos ou em grão (de preferência) ou trigo-sarraceno e com algumas nozes misturadas, ao pequeno-almoço, aportará uma boa energia e calor para as manhãs frias de inverno.

 

Assar, cozer, estufar, fritar, cozer na panela de pressão, são os métodos de cozinhar mais indicados para esta estação.

 

Uma boa continuação de inverno a todos.

 

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                      Ana