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Na Cozinha Com As Estações

Edição de Natal

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Alguns Conselhos Para Uma Primavera Mais Saudável

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Nós e a Natureza: A Primavera chega-nos como símbolo de nascimento, renovação e fertilidade. A natureza desperta e enche-se de vida.

 

Assim deverá ser o nosso estado de espírito nesta estação, um espírito de despertar para novos desafios, germinar novas ideias, aligeirar e crescer.

 

A Primavera e a Saúde: Para a medicina oriental é a estação relacionada com o elemento madeira/árvore e com os órgãos fígado e vesícula.

 

Numa altura em que a energia do fígado está mais activa, podem aparecer sintomas como tonturas, dores musculares e articulares, dores de cabeça, sensação de fraqueza, cansaço, irritabilidade, insónias, depressões, etc. 

 

Para contrariar estes sintomas é altura de caminhadas energéticas na natureza para "acordar" músculos e tendões, receber massagens para desbloquear a energia e as tensões musculares invernais, praticar mais exercício físico de preferência ao ar livre e fazer alongamentos.

É aconselhável praticar Chi Kung, Tai Chi, Yoga ou Pilates para trabalhar músculos e tendões e acalmar a mente. 

Devemos também estar aberto a novas experiências.

 

Para uma melhor regeneração da energia do fígado e da vesícula, o ideal será ir dormir pelas 23 horas, já que segundo a medicina tradicional chinesa, entre as 23h e as 3h, a energia destes órgãos encontra-se mais ativa e o descanso vai potenciar esta regeneração.

 

 

A Primavera Na Cozinha: A nível de alimentação, no inverno temos tendência a comer mais proteína e gordura para fazer face ao frio, por isso esta é a altura de fazer mudanças alimentares, aligeirar e desintoxicar.

 

Devemos aumentar o consumo de vegetais, começar a introduzir alimentos crus na alimentação como saladas, alimentos germinados (rebentos de lentilhas, girassol, soja, feijão mungo, etc.), aumentar o consumo de fruta crua e dos alimentos da época indicados nos quadros dos dias anteriores..

 

É importante diminuir o consumo de gordura, sal e proteína animal. 

 

O sabor associado à primavera é o ácido. É importante introduzir pequenas quantidades deste sabor na nossa alimentação, um sabor ácido obtido de forma saudável, laranjas, limões, limas, nêsperas, morangos, vinagre de cidra, vinagre de arroz, pickles caseiros, azeitonas em conserva.

Mas repito que deverá ser em pequenas quantidades, ácido a mais acaba por contrair o corpo.

 

O cereal mais indicado é a cevada que pode ser consumida em creme ao pequeno-almoço (1/3 de grãos de cevada para 2/3 de grão de arroz integral, demolhados por 4 horas), cozidos em água (5x mais em relação ao grão) condimentada com casca de limão e pau de canela, por duas a três horas e triturada com a varinha mágica para obter o creme; em sopas, em miso ou como acompanhamento de refeições como já falei na semana passada.

 

A nível de métodos culinários é a altura de diminuir o tempo de cozedura dos alimentos, preferir saltear, cozer a vapor, escaldar e aumentar o consumo de crús e germinados em detrimento dos assados e grelhados para obtermos mais hidratação com a água natural dos alimentos e introduzirmos uma energia mais viva, mais primaveril no nosso corpo.

 

Uma boa continuação de primavera a todos.

 

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                      Ana

Pudim de Cevada Com Cobertura de Morangos Macerados

 

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Para 4 doses

 

Pudim:

Aveia em grão - 100 gr

Água - 1lt

Limão - Raspa de 1/2

Baunilha - 1/2 colher de café

Agar-agar em pó - 6 gr

Geleia de Arroz - 2 colheres de sopa

 

Base:

Amêndoas tostadas sem pele - 150 gr

Tâmaras - 100 gr

Flocos de Aveia - 40 gr

Limão - Raspa de 1/2

Geleia de Arroz - 2 colheres de sopa

 

Cobertura de Morangos

Morangos - 300 gr

Folhas de Hortelã - 10 (mais algumas para enfeitar)

Geleia de Arroz - 2 colheres de sopa

Limão - Algumas gotas de sumo

 

Para o pudim pode escolher fazer esta sobremesa com cevada integral demolhada por 4 horas (foi a que usei) ou com cevada perolada (esta cevada contem menos nutrientes mas o tempo de cozedura é menor). Levar a cevada escolhida ao lume e deixar ferver por 2h20, no caso de ter escolhido a integral ou 50 minutos, caso tenha escolhido a perolada (neste caso utilize apenas 750ml de água).

Vigie a cozedura, vá mexendo ocasionalmente para não pegar. No final deverá ter uma cevada macia mas ainda com alguma água, a consistência deverá ser cremosa. Caso a água evapore totalmente antes do fim da cozedura vá juntando água a ferver aos poucos.

 

Entretanto faça a base, num processador junte a amêndoa, os flocos de aveia, as tâmaras partidas, a geleia de arroz e a raspa de limão. Pique tudo até ter uma mistura granulada e húmida.

Coloque esta mistura no fundo de uma tarteira com fundo amovível, calcando bem com os dedos. Reserve no frigorífico.

 

Para a cobertura, corte os morangos em 4, junte a geleia de arroz, umas gotas de sumo de limão e reserve no frigorífico.

 

Quando terminar o tempo de cozedura indicado para a cevada, junte a agar-agar, mexa bem até dissolver e deixe ferver por mais 10 minutos. Apague o lume. Junte a raspa de limão, a baunilha e a geleia de arroz. Triture com a varinha mágica e deite na tarteira sobre a primeira mistura.

 

Deixe arrefecer a temperatura ambiente e leve ao frigorífico por 1 hora.

 

Triture grosseiramente os morangos com as folhas de hortelã e sirva sobre o pudim.

 

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                 Ana

Caldo Rápido de Miso de Cevada e Canja de Cevada e Hortelã

Caldo Rápido de Miso

 

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Para obter mais nutrientes, poderá fazer sopa de miso utilizando legumes vários como cenoura, nabo, cebola, couve, cortados em bocados pequenos, que se cozem ao mesmo tempo que os cogumelos e a alga ou poderá fazer esta versão mais simples, caso não tenha muito tempo para cozinhar mas queira aproveitar os benefícios do miso .

 

4 Doses

Cogumelos Shitake - 8

Alga Wakamé - 1 tira com cerca 2 cm

Água - 4 canecas

Coentros ou cebolinho - a gosto

Miso de cevada (Mugi Miso) - 4 colheres de chá mal cheias

 

Demolhar os cogumelos em 1/2 caneca de água por 15 minutos, demolhar a alga em 1/2 caneca de água por 15 minutos.

Deitar os cogumelos, a alga, cortados e a água de demolhar num tacho, juntar o resto da água e levar ao lume até ferver. Baixar o lume e deixar ferver por 15 minutos.

Após esse tempo, retirar um pouco do caldo para uma tigela, juntar o miso e dissolver bem. 

Juntar o miso dissolvido ao resto do caldo, voltar a levar ao lume até começar a borbulhar e retirar logo do fogão (o miso não poderá ser fervido para não perder as propriedades).

Comer quente/morno.

 

 

Canja de Cevada e Hortelã

 

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4 Doses

Cevada integral - 1 caneca

Cenouras - 2

Cebolas - 1 grande

Água - 6 canecas

Hortelã - a gosto

Limão - sumo de 1/2

Sal - a gosto

 

Lavar e depois demolhar a cevada por 4 horas mínimo. No final rejeitar esta água.

Levar a cevada demolhada ao lume num tacho com a água indicada e após começar a ferver baixar o lume. Deixar cozer por 50 minutos.

Entretanto cortar a cebola em meias luas finas, a cenoura em rodelas e juntar à cevada. Temperar com sal.

Deixar cozer por mais 20 minutos.

 

Antes de servir juntar algumas folhas de hortelã e algumas gotas de limão. Se gostar poderá ainda juntar um fio de azeite.

 

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                     Ana

 

 

Infusão de Cevada Tostada e Hortelã Pimenta - Versão Quente e Versão Fria

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Por caneca

Cevada Tostada - 1 colher de sopa mal cheia

Hortelã-pimenta - Algumas folhas a gosto

Água - 1 caneca

 

Para obter cevada tostada poderá aquecer uma frigideira e tostar por breves minutos grãos de cevada integral que tenha em casa, mexendo sempre até ficarem com uma cor dourada, ou poderá comprar os grãos já tostados (chá muji).

 

Deitar os grãos de cevada tostada em água fria e levar ao lume até ferver. Baixar o lume e deixar ferver por 5 minutos. Apagar e deitar as folhas de hortelã a gosto. Deixar em infusão por mais 5 minutos.

 

Retirar os grãos e as folhas com um passador. Beber morno.

 

Para os dias mais quentes que se avizinham poderá experimentar esta versão refrescante. 

 

 

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Por copo

Cevada Tostada - 1 colher de sopa mal cheia

Hortelã-pimenta - Algumas folhas a gosto

Limão - 1 fatia fina

Água - 1 caneca

Geleia de Arroz - 1 colher de chá mal cheia

 

Para obter cevada tostada poderá aquecer uma frigideira e tostar por breves minutos grãos de cevada integral que tenha em casa, mexendo sempre até ficarem com uma cor dourada, ou poderá comprar os grãos já tostados (chá muji).

 

Deitar os grãos de cevada tostada em água fria e levar ao lume até ferver. Baixar o lume e deixar ferver por 5 minutos. Apagar e deitar as folhas de hortelã a gosto. Deixar em infusão por mais 5 minutos.

 

Retirar os grãos e as folhas com um passador e deixar arrefecer. Se estiver um dia quente, levar ao frigorífico.

 

Passado uma hora, cortar uma fatia de limão para um copo, juntar a geleia de arroz, mais duas folhas de hortelã e esmagar ligeiramente com um pilão de almofariz, juntar a infusão e mexer bem.

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                        Ana

Cevada - O Cereal da Primavera

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Segundo a filosofia macrobiótica, a cevada é o cereal associado à Primavera. Após um inverno onde é normal uma tendência para alguns excessos alimentares devido ao frio, a cevada vai ajudar na desintoxicação do organismo.

 

A cevada pode ser encontrada em grão (integral ou já polida após ter sido descascada, a chamada cevada perolada). Com estes dois tipos de cevada podem-se fazer sopas, cremes para o pequeno-almoço ou usuar como acompanhamento.

 

Pode-se também encontrar o grão já torrado (inteiro ou moído), para fazer infusões ou "café".

 

E pode ser encontrada fermentada em forma de pasta de Miso para fazer sopa de Miso.

 

Originária da Etiópia e trazida para a Europa durante o Neolítico, a cevada é considerada o primeiro cereal a ter sido cultivado.

 

Rica em fibras, minerais, oligoelementos, vitaminas do grupo B, é um cereal excelente para tonificar a energia em caso de fadiga ou debilidade após uma doença. Melhora o funcionamento do sistema digestivo, promove a diurese e ajuda na desintoxicação do fígado e da vesícula.

 

Precaução: Evitar este cereal se estiver a amamentar pois pode parar a produção de leite materno.

 

Nos próximos dias irei apresentar algumas receitas simples para a utilização deste cereal.

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                    Ana