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Na Cozinha Com As Estações

Na Cozinha Com As Estações

Alguns Conselhos Para Um Inverno Mais Saudável

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Nós e a Natureza: O Inverno, é a época em que a natureza está recolhida, aparentemente adormecida, em hibernação mas em preparação para a Primavera.

 

Assim deverá ser o nosso estado de espírito nesta estação, tentar encontrar a calma, descansar mais e começar a delinear o que queremos desenvolver na próxima estação.

 

O Inverno e a Saúde: Para a medicina oriental é a estação relacionada com o elemento água e com os órgãos rins e bexiga.

 

Devemos dormir mais, tentar ir para a cama mais cedo. Diminuir o exercício físico e sobretudo evitar exercício excessivo que promova a transpiração. É importante protegermo-nos do frio com roupa quente mas evitar ambientes demasiado aquecidos. 

 

É também importante manter a zona lombar aquecida, poderá enrolar um cachecol à volta da cintura.

Um escalda-pés à noite antes de ir para a cama vai ajudar a relaxar, a dormir melhor e a fortalecer a energia dos órgãos mencionados. Encher o bidé ou uma bacia com água quente (a temperatura que conseguir suportar), adicionar um pouco de sal (facultativo), e sentar-se num banco com os pés dentro de água por dez minutos. Aproveitar para relaxar o corpo e a mente. No final secar bem os pés e calçar umas meias de algodão.

 

O Inverno Na Cozinha: É a época em que deve haver um maior consumo de proteína, leguminosas e peixe (caso não seja vegetariano) e gordura saudável, azeite, outros óleos de primeira pressão a frio, frutos secos.

 

Evitar o consumo de frutos tropicais nesta estação (abacate, abacaxi, ananás, banana, mamão, manga, papaia, etc.), alimentos e bebidas frias e geladas. Diminuir o consumo de alimentos crus.

 

Começar as refeições com uma sopa.

 

O sabor associado ao inverno é o salgado. Caso ainda não o tenha feito, é uma boa altura para deixar o sal refinado (e branqueado) e começar a utilizar o sal marinho integral. Temos excelentes salinas no nosso país, pode comprar por exemplo o Marnoto ou da Nature Foods, ambos provenientes da Ria Formosa, no Algarve. E começar a juntar um pouco de algas às suas refeições.

 

Um creme feito com aveia, em flocos ou em grão (de preferência) ou trigo-sarraceno e com algumas nozes misturadas, ao pequeno-almoço, aportará uma boa energia e calor para as manhãs frias de inverno.

 

Assar, cozer, estufar, fritar, cozer na panela de pressão, são os métodos de cozinhar mais indicados para esta estação.

 

Uma boa continuação de inverno a todos.

 

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                      Ana

Hamburguer de Tempeh com Vegetais e Ervas Aromáticas

Tempeh - 250 gr

Cebola - 1

Alho -2 dentes

Pimento Vermelho - 1/4

Cenoura - 1

Limão - Sumo de 1/2

Óregãos Secos - 1 colher de chá

Coentros - a gosto

Flocos de aveia finos - 60gr

Farinha de Milho - 60gr

Sal - a gosto

Shoyu (Molho de soja) - 1 colher de chá

Gengibre - cerca de 2 cm

Azeite

 

Colocar o tempeh num tacho, cobrir com água, juntar o molho de soja e deixar cozer por dez minutos após levantar fervura.

Nesse tempo laminar a cebola, picar o alho e cortar o pimento vermelho em cubos. Levar a refogar ligeiramente numa frigideira com um fio de azeite. Reservar.

Tirar o tempeh da água e deixar arrefecer por uns minutos.

Num processador colocar os flocos de aveia, a farinha de milho, o sal, os orégãos e reduzir até ter consistência de farinha. Reservar.

Partir o temph em bocados e colocar no processador, temperar com sal, coentros picados, o sumo de limão e o sumo de gengibre (ralar o gengibre e escorrer as aparas), juntar o refogado e a "farinha". Misturar bem.

Retirar do processador, misturar melhor com as mão, molhar ligeiramente as mãos e moldar os hambugueres.

Levar ao frigorífico por uma hora.

Dourar num pouco de azeite ou levar ao forno.

 

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Depois consumir no prato ou no pão consoante a sua imaginação

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                                              Ana

 

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Frutos de Inverno

Avelãs

Clementinas

Laranjas

Nozes

Pinhões

Romãs

Tangerinas

Toranjas

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                                              Ana

 

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Legumes de Inverno

Abóbora

Acelga

Agrião

Alho-francês

Beterraba

Chicória

Couve-bruxelas

Couve-coração

Couve-flor

Couve-galega

Couve-lombarda

Couve-portuguesa

Endívia

Funcho

Grelos

Nabiças

Nabo

Rabanete

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                                                              Ana

 

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