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Na Cozinha Com As Estações

Na Cozinha Com As Estações

Esparguete de Courgette e Cenoura Com Hummus de Sementes de Girassol

Já devíamos estar a comer castanhas assadas mas o tempo continua a dar vontade de comer gelados na praia.

 

Por isso, hoje trago uma receita ainda com sabor a verão.

 

Este esparguete de vegetais poderá ser uma refeição simples, poderá ser uma refeição consistente caso lhe junte esparguete "verdadeiro" cozido ou poderá ser uma salada de acompanhamento.

 

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Courgettes - 2 médias

Cenouras - 2 médias

Limão - sumo de 1/2 médio

Sal - a gosto

Tomates cereja - 12

Folhas de manjericão - a gosto

Azeite - 3 colheres de sopa

Sementes de Girassol - 40 gr

Tahini - 1 colher de chá

Coentros - a gosto

Pimenta preta ou sumo de gengibre - a gosto

Cominhos - a gosto

 

Por as sementes de girassol a demolhar, cobertas com água, cerca de três horas antes no mínimo.

 

Duas horas antes, passar a courgette e a cenoura num espiralizador (ou num ralador comum), passar para um escorredor, juntar sal a gosto e sumo de 1/2 limão (mal espremido) e misturar bem com as mãos. Por um prato fundo por baixo do escorredor e levar ao frigorífico.

 

Passado uma hora e meia, retirar os legumes do frigorífico e voltar a misturar com as mãos espremendo. Reservar.

 

Entretanto faça o hummus. Escorra as sementes de girassol e coloque num processador (se não tiver, use uma picadora ou a varinha mágica), junte um pouco de água, 1 colher de sopa de azeite, o tahini (as sementes de girassol têm um travo ligeiramente amargo, caso não goste muito deste sabor aconselho a não utilizar o tahini porque vai aumentar a amargura), os coentros e tempere com um pouco de sal (não esqueça que já pôs nos legumes), pimenta-preta moída na hora (ou sumo de gengibre para um picante mais saudável), cominhos e o resto do sumo do 1/2 limão. Misture e junte mais água, caso seja necessário, até ter uma consistência cremosa.

 

Reserve

 

Passados 15 minutos volte a misturar e a espremer os legumes com as mãos.

 

Reserve novamente. Os legumes cozinhados (ou cruzinhados) desta forma, no sal e no limão, ficam com uma consistência bastante crocante.

 

Com as mãos rasgar as folhas de manjericão para um almofariz, juntar duas colheres de sopa mal-cheias de azeite e os tomates-cereja cortados em metades. Esmagar ligeiramente esta mistura com o pilão.

 

Num prato colocar os legumes, o azeite de tomate e manjericão (misturar ligeiramente) e o hummus.

 

Servir de imediato.

 

E não se esqueça de por sempre uma pitada de amor na sua comida e uma pitada de especiarias na sua vida.

                                                                             Ana

 

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